Delícias da Colônia - Vale do Taquari
Ler descriçãoO charme da arquitetura enxaimel.
Um saboroso café para saborear (incluso).
Degustação de produtos coloniais: pães, cachaça.
Delícias da Colônia parece remeter a atrações meramente gastronômicas, mas o roteiro não se resume só a delícias para o paladar. Aqui, há maravilhas para ver, sentir, tocar e ouvir, além do degustar. De belas paisagens a jardins floridos, do canto dos pássaros à boa e velha música alemã.
Um roteiro pouco conhecido no Rio Grande do Sul, que inicia na cidade de Estrela, passa por Colinas, outra encantadora cidade às margens do Rio Taquari e que também recepciona muito bem seus visitantes, encerrando no interior de Imigrante.
Nossa primeira parada será no Alambique Berwanger, uma linda propriedade rural que tem como símbolo a casa centenária em estilo enxaimel que conta a história da colonização alemã. Nesta propriedade é feita a produção de cachaça e licores de diversos sabores. Além do processo de fabricação da cachaça, vamos degustar os produtos que também são comercializados no porão da casa centenária.
Ainda em Estrela, conheceremos as delícias da Sirlei Chocolates, o Recanto do Avestruz e os principais pontos turísticos da cidade.
Seguindo o passeio, chegamos na cidade de Colinas, conhecida como a cidade Jardim, onde visitaremos a Casa do Artesão. Onde o grupo da casa, resgata a história da ferrovia do trigo utilizando e preservando a antiga estação férrea da então localidade de “Corvo”, quando pertencia a cidade de Estrela. Também oferecem produtos fresquinhos como pães e cucas feitos em forno à lenha, biscoitos, geleias, melado e adquirir artesanato local. Nesse local, iremos deliciar um típico café da colônia, oferecido pelas produtoras da agricultura familiar.
Após o café, seguimos para a cidade de Imigrante, uma visita que nos proporciona um momento de reflexão no Convento São Boaventura, lugar que remete ao estilo dos mosteiros franciscanos europeus, possui a única capela em estilo medieval do Brasil.
Seguimos a Cascata das Orquídeas, outro local que encanta pela casa centenária. O mini museu, além da cascata, lago, as trilhas ecológicas encantam os visitantes. No local há folhagens, flores e orquídeas para comercialização.
E para encerrarmos nosso roteiro, conheceremos o Cactário Horst, considerado o maior cactário da América Latina em variedade de espécies de cactos (mais de 2.000 catalogadas) e suculentas. Uma história que iniciou nos anos 60, época onde não era comum o interesse pelo cultivo de cactos.